Os Dois Filhos Perdidos que Foram Achados

Rev. Paulo R. Maziero
Igreja do Evangelho Quadrangular em Santo André

TEXTO: “E disse: Um certo homem tinha “dois filhos”; (Lucas 15:11 ao 32)

VERDADE CENTRAL: Na parábola do filho pródigo o filho mais novo diz: "Pai não vou esperar que o senhor morra, me dá a minha colheita". Colheita sem a aprovação do pai sempre será um desperdício. O irmão mais velho estava trabalhando, quando escutou uma música perguntou a um empregado o que estava acontecendo e não quis entrar para participar da festa. Colheita com aprovação do pai será sempre abençoada.

INTRODUÇÃO: OS DOIS ESTAVAM PERDIDOS: UM FORA DA CASA E OUTRO DENTRO; mas o papai amava os dois, os dois foram convidados para a festa. O papai fez a festa, deu tudo o que tinha aos dois. Esse é Deus. Deus que nos ama e que tem uma grande colheita para nós. Não importa a colheita que você perdeu, há uma maior que Ele nos dará quando nos achegarmos a Ele. O filho maior tinha tudo, mas não sabia desfrutar, tinha a colheita e não sabia comer da colheita. Nosso Pai quer todos participemos da festa.

RESTAURANDO NOSSA FILIAÇÃO:

• Lucas 15: 22 e 23 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;

- Roupa nova em você - HONRA;

- Anel em você - AUTORIDADE;

- Calçado em você - IDENTIDADE;

- Bezerro cevado (gordo) - PROSPERIDADE.

RESTAURANDO NOSSA HONRA:

Honra é a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações. O oposto de honra é a desonra (ou opróbrio)

Honrado é julgamento que determina o caráter de uma pessoa exatamente: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade, ou justiça.

• O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. (Provérbios 21:21);

• Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. (Lucas 14:10);

• Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou (Hebreus 3:3).

RESTAURANDO NOSSA AUTORIDADE:

Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder.

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a “faculdade de exercer a autoridade”, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

• Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (João 10:18);

• E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades (Lucas 9:1);

• E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações (Apocalipse 2:26).

RESTAURANDO NOSSA IDENTIDADE:

Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.

• Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pedro 2:8);

• Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo (2 Pedro 1:4).

RESTAURANDO NOSSA PROSPERIDADE:

Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado.

• Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. (Salmos 122:6);

CONCLUSÃO: Somos filhos de Deus, e precisamos restaurar nossa fé e certeza disso, para que passemos a viver uma grande colheita abençoada com aprovação do Pai.

Com carinho,

0 comentários: